A PEÇA
Da Necessidade de Ser Polígamo é uma peça de Silveira Sampaio, escrita e encenada em 1949 e é meu projeto de montagem na disciplina Direção VI, do curso de Direção Teatral da UFRJ, a segunda peça de três que preciso dirigir para concluir meu bacharelado.
SINOPSE
Petúnio revela à esposa Marta que tem uma amante - Elvira - e propõe a ela que os três habitem a mesma casa, em poligamia. Após lançar mão de argumentos históricos, sociais e até filosófico para persuadir a esposa a aceitar a poligamia e a consequente vinda da amante, Petúnio acaba convencendo Marta sobre os benefícios da poligamia ao expor as vantagens que ela terá não só em compartilhar o marido mas também os serviços domésticos e as roupas e acessórios importados que o ex-marido de Elvira manda para ela dos EUA.
Tudo parece estar bem quando Marta reivindica o direito à poliandria e traz o amante descendente de gregos - Daliacópulos - para morar na "célula poligâmica". Elvira também se sente no direito de trazer um amante - um professor e mágico - e a situação acaba saindo do controle de Petúnio, que se vê excluído de sua própria ideia.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário